Stephen Green Park - Dublin (Foto: The Charles Stewart)
Stephen Green Park, um excelente lugar para fazer novas amizades. (Foto: The Charles Stewart)

Uma grande dificuldade dos brasileiros é a duração do intercâmbio. Alguns pensam em não arriscar deixar tudo para trás e ir tentar fazer a vida em outro país e acabam optando pelo intercâmbio de um mês. Mas, o intercâmbio de um mês vale a pena? Vamos ressaltar alguns pontos:

1. Qual seu nível de inglês?

Se o seu inglês for básico, talvez um mês não seja indicado para você. Não haverá tempo hábil para identificar-se com a língua, aprender algumas colocações e a gramática. O ideal neste caso é o curso de 6 meses ou mais. Dedique-se a aprender o inglês ainda no Brasil. Infelizmente vemos que os cursos de inglês estão cada vez mais caros e inacessíveis para algumas pessoas. Entretanto, esforce-se para chegar ai nível intermediário ou avançado antes de ir para o intercâmbio.


2. Qual período de curso devo escolher?

Não depende somente da duração do curso (em horas por aula) que deve-se levar em conta. Tudo depende de você. Muitas pessoas ficam tímidas quando chegam em outro país por terem medo de errar alguma frase, pensam muito antes de falar e ficam retraídas, travadas pois temem passar vergonha. NÃO TENHA MEDO DE ERRAR! Vá em lojas, fale com pessoas nas ruas, explore o máximo que puder. Não contente-se somente em ler livros na escola, saia afora e pratique o que os livros dizem. A teoria só vale a pena quando é colocada em prática.
Se a pessoa que você estiver falando, seja ela uma atendente de um restaurante ou a operadora de caixa do supermercado perceber que você falou tudo errado, pergunte a ela como seria o certo. Que mal tem nisso? O máximo que ela pode te falar é instruir-lhe o modo correto. Se você for mal tratado (acho muito difícil) não esquente a cabeça, peça desculpas, agradeça e vá embora. O maior interessado é você!



3. Mesmo com o inglês básico, acho que consigo!

É desta força de vontade que estou falando. Os estudos mostram uma coisa, mas na prática isso pode ser outra. Tudo dependerá de seu esforço. Se o seu curso for à tarde, saia pela manhã nas ruas e fale com as pessoas, vá aos parques e procure comunicar-se. Identifique-se sempre como estrangeiro, a pessoa saberá melhor como falar com você e te ajudará.
Tenha em mente que em um mês seu inglês não ficará fluente, mas você terá uma grande experiência e seu inglês dará uma "UP" muito bom. Mais uma vez, seu aprendizado depende somente de você.


4. Você não fala mais Português

É isso mesmo, nada de Português. Você está lá para aprender outra língua e mesmo que haja outros brasileiros no seu quarto (caso seja acomodação compartilhada) ou escola, não comunique-se com eles em Português. Eles não são seus tradutores. O negócio é "se virar". A maioria das escolas, se não todas, vetam o uso da língua nativa. Muitos professores são severos e chamam a atenção do aluno, com toda razão, é claro.



Estes são alguns pontos principais do intercâmbio de um mês. A sua capacidade é maior do que você imagina, o seu aprendizado depende somente de você. Seu inglês é básico? Estude mais! Chegou no nível intermediário ou avançado! Pense mais alto e aproveite ao máximo seu intercâmbio de 1 mês!


*Com informações UOL Educação


Comments/disqusion
Um comentário

  1. Wilamis, estou organizando minha viagem para o mês de janeiro/2014 e neste período pretendo fazer um curso intensivo de inglês. Mas gostaria de algumas informações: você tem informações sobre os cursos do International House em Dublin? Conhece alguém que estuda ou estudou lá? No mês de janeiro é inverno, mas dá para suportar? Normalmente neva muito ou não.
    Obrigada,

    Maria do Carmo

    ResponderExcluir